Ano Novo Chinês de Vancouver 2018

Desde que chegamos em Vancouver, nem foi preciso viajar para outros países para vivenciar de perto outras culturas. A cidade possui muuitos imigrantes, andando pela rua você consegue escutar mais de 5 idiomas diferentes, em qualquer parte da cidade. E eu acho isso umas das coisas mais incríveis daqui. Esse ano eu tive a oportunidade de ir para um evento muito famoso aqui na cidade, o tão falado desfile de Ano Novo Chinês em Chinatown.

IMG_3922IMG_3923

Também chamado de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, o Ano Novo chinês marca o início do novo ano lunar baseado no calendário chinês, e é uma celebração animada que dura desde a lua nova até o 15 º dia do primeiro mês do calendário lunar. Esse foi o ano do cachorro (é meu animal do horóscopo chinês ❤ ) , e segundo a astrologia chinesa será um ano perfeito para realizações! Esse com certeza é meu ano haha.

IMG_3929

Caso fiquem interessados, esse site aqui abaixo explica mais sobre o ano do cachorro e o horóscopo chinês, é possível até colocar a sua data de nascimento lá para saber qual é o seu animal no zodíaco. Vale a pena conferir : AQUI!

IMG_3931
Estavam dando este cachorrinho de espuma para as crianças.

IMG_3939

No dia do desfile me vi rodeada de dezenas de chineses, alem de pessoas de outras culturas, todos estavam muito alegres e felizes em compartilhar esse momento. As pessoas no desfile estavam dando envelopes vermelhos com doces e outros presentinhos dentro (adoro um freebie). O desfile foi tão colorido e alegre, eu recomendo muitíssimo pra quem pretende viajar para Vancouver no começo do ano (meados de Fevereiro).

IMG_3926

IMG_3933
Chinatown tem uma arquitetura muito linda, cheia de prédios antigos.

IMG_3934

O desfile começa na Millennium Gate de Chinatown, segue pela Rua Gore, e depois dá a volta ao longo da Keefer. Eu fui com um casal de amigos assistir o desfile pois o Chaves estava cansado no dia e não quis ir (peidou na farofa hehe).  Foi preciso chegar bem cedo para conseguir um lugar, pois o local fica LOTADO, como vocês podem ver nas fotos.

IMG_3932IMG_3928

Uma boa recomendação que eu posso dar, além de chegar cedo, é não se posicionar perto da Milennium Gate e sim um pouco mais pra baixo da avenida. O porquê? As pessoas se amontoam no começo da rua e mesmo você chegando cedo, tem gente que tem a cara de pau de ficar na sua frente. Passamos uns estresses básicos mas, deu pra ver todo o desfile.

IMG_3951

IMG_3952
Tinha alguns doguinhos é claro! ❤
IMG_3977
Esses senhores com a gaita de fole estavam muito estilosos
IMG_3979
Arrasani

IMG_3985IMG_3989

IMG_3998
Fofis
IMG_4000
Aquela senhora de cabelo roxo serei eu quando for mais velha
IMG_4005
Olha só o mar de gente!

Agora vamos falar de DRAGÕES! Eu amei assistir as danças dos dragões e eu fiquei bem curiosa pra saber o significado, então fui no amiguinho Google pra dar uma pesquisada. Parece que a Dança do Dragão foi originada durante a Dinastia Han (a long, long time ago) e começou com o povo chinês que mostrou grande respeito para o dragão. Acredita-se tenha começado a fazer parte da cultura para o cultivo e colheita, também como método de cura e de impedir doenças.

IMG_4016
É pra isso QUE EU FUI! DRAGONS!
IMG_4019
Lindo esse dragão dourado!
IMG_4020
Sua forma física é uma combinação de muitos animais, incluindo os chifres de veado, de orelhas de touro, de olhos de coelho, de garras de tigre e das escamas de peixe, tudo no corpo de uma serpente longa. Com estes traços, acreditou-se que os dragões eram anfíbios com a habilidade de se mover na terra, para voar e a nadar no mar, reger os papéis de reguladores da nuvem, da chuva e do clima.

Hoje em dia a dança do dragão virou um espetáculo artístico especial nas atividades físicas chinesas. Simboliza trazer boa sorte e prosperidade no ano vindouro a para todos os seres humanos na Terra. 🙂

IMG_4029IMG_4031IMG_4080

IMG_4081
Um belo trabalho de equipe.

IMG_4105IMG_4106IMG_4109

IMG_4110
Fofaaaas

IMG_4118IMG_4119IMG_4122IMG_4123IMG_4124IMG_4131

IMG_4132
Iti Malia

IMG_4134IMG_4137IMG_4141IMG_4153IMG_4157IMG_4172IMG_4173

Quando fomos procurar um lugar pra comer que percebemos que mais pra baixo da avenida estava bem mais vazio e menos tumultuado. Comemos em um restaurante chinês maravilhoooso chamado Jade Dynasty. Comi o melhor arroz frito da minha vida, o bolinho de camarão no vapor também estava uma delícia.

IMG_4199

IMG_4200
O menu do restaurante é muito delicado e bem feito ❤
IMG_4206
O costume de beber chá enquanto come é bem estranho pra mim, no meu caso é porque eu não gosto de bebida quente de jeito nenhum. Uma cultura tão diferente da nossa…
IMG_4208
Ressalto que este foi o melhor arroz frito que eu comi na vida!
IMG_4210
Esse bolinho é uma maravilha!
IMG_4219
O restaurante é bem aconchegante.

O legal é que depois do desfile, o leões começam a entrar em todas as lojas e restaurantes de Chinatown realizando uma dança tradicional acompanhada ao som de gongos, tambores e fogos de artifícios. Os comerciantes colocam um envelope vermelho com dinheiro dentro, amarrado ao um pé de alface e penduram na frente da entrada das lojas.  Ao sair, o leão engole o alface e cospe as folhas, mas não o dinheiro. O significado dessa dança do leão, é para trazer sorte e fortuna ao negócio, e os dançarinos recebem um incentivo em dinheiro como recompensa pelo esforço, o que na minha opinião é um dinheiro merecido porque o espetáculo é maravilhoso.

IMG_4165
A dança do leão é ainda mais espetacular que a do dragão!

IMG_4149

IMG_4175
Pé de alface na frente da loja
IMG_4236
A claro, se preparem pra escutar muitas, mas muitas bombinhas

Chinatown tem sua beleza, além dos diversos prédios antigos com arquitetura linda e ornamentada, das várias lojinhas de coisas fofas e baratas, e dos restaurantes caseiros, um dos mais lindos pontos é o jardim Dr. Sun Yat-Sen. Eu dei apenas uma passada rápida nesse lindo jardim, que possui uma parte gratuita e outra paga. Eu pude apenas conferir a parte gratuita mas, eu voltarei com certeza para conferir a outra, de qualquer forma, na área gratuita consegui tirar belas fotos.

IMG_4270IMG_4281IMG_4289

IMG_4256
No final do desfile.
IMG_4267
Nessa hora dois leões passaram correndo por mim, um de cada lado. Pena que eles não saíram na foto.

Cheguei em casa “nem um pouco” cansada, só fiquei de pé por várias horas, além disso como estava friozinho, só queira me aconchegar numa cobertinha peluda. Voltei cheia de envelopes com doces além de outros freebies.

IMG_4313IMG_4314

No geral, foi uma experiência maravilhosa, é impagável ver a alegria e a vida que esse evento possui, foi a primeira vez que pude contemplar de perto essa linda e grande parte da cultura chinesa, com toda certeza eu vou adorar ver tudo isso novamente no ano que vem. Mas dessa vez eu vou garantir de arrastar o Chaves comigo haha.

Beijim!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s